Sandália Blume Fabulous Blume Pink Fabulous Sandália Sandália Blume Pink Pink Rosa Rosa Sandália Fabulous Rosa UYAqxwZ

Plano de Ação e Salvaguarda da Dieta Mediterrânica em consulta pública no Algarve

A Dieta Mediterrânica foi inscrita a 4 de Dezembro de 2013 na lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO. Tratou-se de uma candidatura e um processo totalmente novo, que substituiu e alargou a candidatura de 2010 da iniciativa de Espanha, Itália, Grécia e Marrocos.

A decisão, que abrangeu Portugal e a sua comunidade representativa Tavira, mas também a Croácia / Hvar e Brac, Chipre / Agros, Espanha / Soria, Grécia / Koroni, Itália / Cilento e Marrocos / Chefchaouen, foi tomada em Baku, capital do Azerbaijão, na 8ª Sessão do Comité Intergovernamental para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial.

Blume Pink Rosa Sandália Blume Pink Fabulous Blume Pink Sandália Rosa Sandália Sandália Fabulous Rosa Fabulous Com esta inscrição, Portugal assumiu particulares responsabilidades na defesa das culturas locais, a obrigação de realizar inventários e de participar no Plano de Salvaguarda com os outros Estados e comunidades representativas.

A Dieta Mediterrânica envolve uma série de competências, conhecimentos, rituais, símbolos e tradições ligadas às colheitas, à safra, à pesca, à pecuária, à conservação, processamento, confeção e, em particular, à partilha e ao consumo dos alimentos. Comer em conjunto é a base da identidade cultural e da sobrevivência das comunidades por toda a bacia do Mediterrâneo.

Apesar da candidatura “Dieta Mediterrânica” ser uma candidatura de “7 países”, sendo Portugal um desses países, a influência mediterrânica não se faz sentir de forma uniforme ao longo do território nacional, constituindo o Algarve, claramente, a mais mediterrânica das regiões portuguesas. Igualmente, sendo Tavira a comunidade portuguesa representativa nesta candidatura, faz todo o sentido que diversas entidades regionais se tenham unido para preparar este documento.

Apesar de nível nacional se terem realizado diversas ações e de ser intenção a concretização de um Plano para a Salvaguarda da Dieta Mediterrânica a nível nacional, o qual ainda não está executado, o Plano de Ação e Salvaguarda – Algarve está realizado e tem como objetivo manter, salvaguardar e transmitir às novas gerações os fundamentos e práticas da Dieta Mediterrânica.

Pretende-se com este documento recolher opiniões, sugestões e contributos para Plano de atividades 2018-2021 para a Região do Algarve da Salvaguarda da Dieta Mediterrânica,Pink Blume Rosa Blume Fabulous Sandália Rosa Blume Pink Sandália Fabulous Sandália Fabulous Sandália Rosa Pink até ao dia 15 de maio de 2018.

Em março de 2014, a Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve) dinamizou a constituição de uma Comissão Regional da Dieta Mediterrânica que integra diversos parceiros regionais, públicos e privados.

Sandália Blume Sandália Fabulous Blume Rosa Rosa Sandália Sandália Pink Pink Rosa Blume Fabulous Pink Fabulous A Comissão Regional da Dieta Mediterrânica tem como objetivo acompanhar os projetos “Dieta Mediterrânica (DM) - Algarve”, que têm vindo a ser aprovados no âmbito dos Programas Operacionais regionais, assegurando a articulação entre as ações e atividades de forma a otimizar as ligações e sinergias entre os parceiros, garantindo uma atuação concertada a nível regional no sentido de dar uma melhor resposta à concretização do Plano de Salvaguarda da Dieta Mediterrânica.

A Comissão Regional da Dieta Mediterrânica é presidida pela CCDR Algarve e tem como parceiros as seguintes entidades: Universidade do Algarve, Município de Tavira, Direção Regional de Cultura do Algarve, Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, Região de Turismo do Algarve, Turismo de Portugal (Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve e Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António, Associação IN Loco, Associação dos Hoteleiros e Industriais do Algarve, Confraria dos Gastrónomos do Algarve, Confraria dos Enófilos e Gastronómica do Algarve, Tertúlia Algarvia e Fundação Portuguesa de Cardiologia – Algarve.

A CCDR Algarve, entidade que preside a Comissão Regional da Dieta Mediterrânica, promoveu uma reunião da mesma no dia 7 de março de 2018 no sentido de ser aprovado o documento que agora é colocado em consulta pública.

Sandália Fabulous Rosa Blume Fabulous Rosa Sandália Pink Sandália Blume Blume Rosa Pink Pink Sandália Fabulous Rosa Fabulous Pink Rosa Pink Fabulous Pink Blume Blume Fabulous Sandália Sandália Rosa Blume Sandália Sandália Com o Plano de Salvaguarda da Dieta Mediterrânico pretende-se apoiar a continuidade deste “modo de vida” de modo sustentável e transmitir às gerações vindouras o conceito da dieta mediterrânica. É nesse sentido que Universidade do Algarve, que coordenou os trabalhos, em colaboração com diversas entidades regionais elaborou este documento, o qual foi aprovado em sede da Comissão Regional da Dieta Mediterrânica para posteriormente ser objeto de consulta pública.

Sandália Blume Rosa Fabulous Pink Blume Sandália Pink Fabulous Sandália Rosa Pink Blume Rosa Fabulous Sandália O Plano de Atividades, que se coloca agora em consulta pública, define os objetivos e as iniciativas considerados estratégicos para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da Dieta Mediterrânica no âmbito de: (1) identificação, investigação e documentação; (2) preservação e proteção; (3) promoção e valorização e (4) transmissão, através da educação formal e não formal. Para cada uma destas áreas de atuação são identificadas as ações que, em cada uma dessas iniciativas, diversas entidades regionais se propõem realizar de 2018 a 2021.

Rosa Sandália Fabulous Fabulous Fabulous Sandália Pink Sandália Blume Rosa Pink Sandália Pink Blume Blume Rosa